Entrevista com Dr. Jorge Assunção: Nutrientes e Lesões

Conversamos e entrevistamos o Dr. Jorge Assunção, médico ortopedista especializado em ombro e cotovelo sobre algumas lesões e como auxiliar o tratamento com suplementação.

Darwin6: Quais as principais lesões que podem ocorrer com muita dor?

Dr. Jorge: Lesões nos tendões, ligamentos e na cartilagem das articulações podem causar dor e grande incapacidade funcional. Estas lesões podem prejudicar a atividade esportiva e até mesmo torná-las impossível.

Darwin6: Quais as principais lesões na musculação?

Dr. Jorge: Muitos pacientes praticantes de musculação sofrem de lesões de manguito rotador, epicondilite nos cotovelos e tendinite do bíceps.

Darwin6: E sobre as causas das lesões?

Dr. Jorge: As causas destas lesões são considerada multifatorial. Diminuição da vascularização local, alterações degenerativas relacionadas ao envelhecimento, micro, macrotraumatismos e fatores genéticos são fatores associados ao desenvolvimento das lesões nos tendões, ligamentos e na cartilagem. No entanto vejo diariamente no consultório que os principais casos são carga e ou repetição exagerada, pouco descanso e ausência do correto tempo de tratamento em lesões anterior que voltam a reincidir.

Darwin6: Suplementação pode ajudar na recuperação?

Dr. Jorge: Evidências preliminares sugerem que vários nutrientes, como proteínas, aminoácidos, vitaminas C e D, manganês, cobre e zinco, podem ser úteis para melhorar o metabolismo e a cicatrização destas lesões. Como muitos nutrientes são necessários para a saúde das articulações, intervenções nutricionais envolvendo múltiplos nutrientes podem ser mais eficazes do que estratégias com um único nutriente. Entretanto mais pesquisas sobre nutrição e saúde dos tendões são necessárias.

Darwin6: Quais suplementos?

Dr. Jorge: Depende muito da lesão e da nutrição do paciente haja visto que a suplementação é feita para suplementar uma alimentação pre-existente. Na minha opinião Whey protein vitaminas e outros suplementos como o joint support podem auxiliar na recuperação e nutrição adequada de nutrientes. Sempre é importante consultar um ortopedista ou nutricionista.

Darwin6: Qual sua opinião para hoje e o futuro dos tratamentos?

Dr. Jorge: Infelizmente, nos dias atuais muitas lesões são diagnosticadas tardiamente, onde apenas o tratamento cirúrgico é eficaz para erradicar o problema. No futuro, os esquemas de tratamento ideais para lesões nas articulações poderiam incluir um esquema de tratamento multidisciplinar de nutrição, medicamentos, produtos biológicos, exercícios, fisioterapia e, possivelmente, cirurgia.

Darwin6: Tem mais perguntas? deixe nos comentários que Dr. Jorge vai responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat