5 dicas para evitar lesões na academia

Outro dia, durante a execução de uma série de um exercício que sempre faço na academia, senti uma dor que nunca antes havia sentido, daí parei imediatamente porque não sabia o que poderia ser e não prejudicar ainda mais, correndo o risco de ficar afastada dos treinos… graças à Deus foi algo momentâneo e no dia seguinte era vida normal! 🙂

Mesmo assim, conversando sobre o ocorrido com um amigo educador físico, o Rodrigo, que me passou algumas dicas simples pra inserir na minha rotina diária de treinos e, com esses cuidados, posso diminuir consideravelmente as chances de me lesionar, o que é muito comum durante a prática esportiva.


1) Realize aquecimento – Possui a função de elevar a temperatura corporal e promover um aquecimento dos tecidos (músculo, tendões, ligamentos). Ele aconselha realizar aquecimento geral ( 2-5 min de algum ergômetro) e específico ( 1 ou 2 séries com menos carga no grupamento a ser exercitado)

2) Treine flexibilidade – Alongar antes do treino não previne lesões, e depois não vai atenuar dores musculares provenientes do exercício. Mas ter as articulações flexíveis é importante para manter um bom equilíbrio muscular e evitar lesões. Tenha uma rotina de treino de alongamento/flexibilidade, podendo ser em dias distintos do grupo muscular que vai treinar ou em outro horário qualquer. Pode inclusive fazer antes ou depois do treino, mas saiba que antes pode comprometer um pouco sua produção de força.

3) Se concentre na execução de exercícios – Uma das causas mais comuns de lesões na academia é a falta de atenção. Antes de executar qualquer exercício, especialmente aqueles mais complexos, concentre-se! Visualize o exercício e preste bastante atenção na execução do movimento.

4) Varie os estímulos em exercícios cardiorrespiratórios – Usar sempre a esteira não é uma boa idéia em função do esforço repetitivo em uma atividade com alto impacto. O interessante é variar para bike, elíptico ou natação… Corrida é sem dúvida a atividade mais lesiva dentro da academia, então é muito importante ter uma boa técnica e treinar com pouco volume. A forma correta de pisar e o calçado também podem influenciar.

5) Treine com pouco volume – Sem sombra de dúvidas a maior causa de lesões em academias é o excesso de treino. Muitos exercícios e longas horas em ergômetros precipitam o surgimento de lesões degenerativas como condromalácia patelar, artrose, tendinopatias e outras. Pouco volume de treino promove resultados iguais ou até melhores do que com alto volume.

Eu adorei as dicas, agora é colocá-las em prática né?rs

E vocês? Tem algo pra contar, compartilhar? Me conte!! 😉

Beijos

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