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#Repost @paulomuzy ・・・
MENOR NÚMERO DE SÉRIES E MAIOR FREQUÊNCIA SEMANAL PARA HIPERTROFIA?
@desalles @paulomuzy
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Antes de mudar qualquer coisa, vejamos o outro lado da moeda! Nós (@desalles e @paulomuzy) precisamos trazer um ponto moderador.
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Em revisão de opinião, publicada ano passado no Sports Medicine e discutida em post anterior, Dankel et al. (2017) sugerem que para hipertrofia é
#Repost @paulomuzy ・・・ MENOR NÚMERO DE SÉRIES E MAIOR FREQUÊNCIA SEMANAL PARA HIPERTROFIA? @desalles @paulomuzy . Antes de mudar qualquer coisa, vejamos o outro lado da moeda! Nós (@desalles e @paulomuzy) precisamos trazer um ponto moderador. . Em revisão de opinião, publicada ano passado no Sports Medicine e discutida em post anterior, Dankel et al. (2017) sugerem que para hipertrofia é "melhor" reduzir o número de séries por sessão e aumentar a frequência do que o contrário, como comumente é feito. . No estudo os autores afirmam que, devido à interpretação equivocada do princípio da sobrecarga, comumente indivíduos que buscam a hipertrofia acabam progredindo para a realização de séries em excesso que seriam "perdidas" de acordo com as próprias palavras dos autores. . Desta forma, a redução do volume e aumento da frequência seria o "melhor caminho" para hipertrofia. . Entretanto, os autores não citam nenhum estudo original que fundamente esta afirmação e parecem desconsiderar os estudos de intervenção que analisaram a influência da frequência semanal e/ou do número de séries na hipertrofia, que sugerem em sua grande maioria que volumes equalizados resultam em ganhos hipertróficos similares. . Pondere conosco que quanto maior o número de séries, menor será a frequência semanal e o número de grupamentos que poderá treinar em uma mesma sessão e vice-versa. . Reduzir o número de séries por sessão e aumentar a frequência semanal pode ser uma estratégia interessante para hipertrofia, porém aumentar o número de séries e reduzir a frequência semanal pode ser uma estratégia tão boa quanto, isso vai depender de cada caso. . Além disso, como mencionado em post anterior, com base na literatura atual é impossível estabelecer se existe um número máximo ideal de séries a ser realizado durante uma sessão ou semana em indivíduos treinados, altamente treinados e atletas. . Por isso não podemos afirmar que existe um número ótimo ou ideal de séries por sessão, bem como excessos que possam ser mais desgastantes do que anabólicos. . Dankel et al. Frequency: The Overlooked Resistance Training Variable for Inducing Muscle Hypertrophy? Sports Med, 2017 vol. 47(5) pp. 7